A Caixa Econômica Federal informou que todas as agências do banco no país vão abrir uma hora mais cedo nesta sexta-feira (21). A medida é para atender ao público contemplado na primeira etapa do Desenrola, programa de renegociação de dívidas do governo federal.
De acordo com a Caixa, a antecipação da abertura das agências será de acordo com o horário já praticado em cada região. Ou seja, se em determinada cidade as agências começam a operar às 10h, o início será às 9h. Caso o horário habitual seja às 11h, a abertura será às 10h. E assim por diante.
A instituição afirma que mais de 13 milhões de seus clientes têm dívidas que podem ser renegociadas.
Na primeira fase do Desenrola, pessoas com renda mensal de até R$ 20 mil podem renegociar suas dívidas diretamente com as instituições financeiras. Os débitos devem estar com registro ativo e terem sido inscritos nos cadastros de inadimplentes até 31 de dezembro de 2022.
Além da renegociação, os bancos participantes do programa terão de “limpar o nome” de pessoas com dívidas de até R$ 100.
Vale destacar, porém, que a medida que limpa o nome dos clientes não significa um perdão das dívidas. O débito continuará existindo, mas os bancos se comprometem, pelo programa, a não usar essa dívida para inserir os correntistas no cadastro negativo.
O prazo para que as instituições terminem de dar baixa em seus sistemas, limpando os nomes dos endividados, é o próximo dia 28.
Condições e outros canais para renegociação:
A Caixa informa que, entre as suas condições, estão descontos de até 90% (sem cobrança de IOF) para quitações à vista e o parcelamento de dívidas de 12 a 96 meses.
O banco também está promovendo, simultaneamente, uma campanha própria denominada “Tudo Em Dia Caixa”, com oportunidades de renegociação das dívidas, de pessoas física ou jurídica, com descontos de até 90%.
Os clientes da instituição podem negociar as dívidas por meio do:
- Site Caixa Desenrola;
- WhatsApp 0800-104-0104;
- Telefones 4004-0104 para capitais e regiões metropolitanas ou 0800-104-0104 para demais regiões;
- App CAIXA Tem, na opção “Desenrola Brasil”.