Os produtores rurais e empresários do setor agrícola na Bahia receberam com satisfação o anúncio do Plano Safra 23/24 nesta terça-feira (27), e comemoraram os “avanços que foram apresentados” pelo governo. A cerimônia de anúncio foi acompanhada de perto pelos dirigentes da Secretaria de Agricultura do estado e também por membros da Associação dos Agricultores e Irrigantes (Aiba).
O vice-presidente da instituição, Moisés Schmidt, avaliou os principais pontos do Plano, que teve um incremento no volume total de 27% em relação ao ano passado. “Os investimentos refletem diretamente na disponibilidade de recursos pelo governo federal. Claro que nós temos outros recursos que complementam esses investimentos no agro nacional, mas o Plano Safra baliza todo o restante”, afirma ele.
Schmidt destacou também a diminuição das taxas de juros, que chegam a até 7% dependendo da linha escolhida pelo produtor. Segundo ele, a condição vai facilitar o acesso do produtor rural ao desenvolvimento no oeste da Bahia, região que produziu 13 bilhões de toneladas de grãos nesta última safra e que é uma das maiores áreas produtivas da fronteira do Matopiba.