Produtores rurais de Jaciara, sudeste de Mato Grosso, estão cada vez mais preocupados e insatisfeitos com as atuais condições em postes de energia elétrica e, fios energizados que são instalados dentro de algumas fazendas. O problema, segundo alguns agricultores da região, já causou incêndios acidentais em lavouras.
Os transtornos causados pela falta de limpeza e reparo elétrico são temas do episódio 97 do Patrulheiro Agro.
Gilson Provenssi, agricultor na região do Prata em Jaciara, indignado com a situação, explica que os postes têm mais de 40 anos. E que muitos deles estão trincados. Com as mudanças climáticas, o problema aumenta e o perigo é quando a rede cai. Ele cobra investimento da concessionária responsável.
“É muita rede sucateada, com fio muito emendado com travessões quebradas, podres… E precisam ser substituídos”, explica.
A fazenda do agricultor Fernando Schuch possui 1,8 mil hectares. Parte da área é arrendada para agricultura e, o restante, é destinada à pecuária.
Ele ainda comenta que por ser uma rede monofásica, que corre para a sede da fazenda, é impossível que o reparo seja feito sozinho. “A gente abre os chamados, a gente segue os trâmites que eles exigem e simplesmente a gente não é atendido”, explica.
Casos de incêndios no campo
Outra preocupação dos produtores são os inúmeros casos de incêndios acidentais no campo. Segundo os agricultores, eles acontecem pela falta de reparos e limpeza na rede elétrica. Colocando em risco patrimônios, produções agrícolas, animais e até mesmo, a vida de quem trabalha no campo.
“Eles não fazem manutenção nas árvores. Aí o fio enrosca na folha, o fio cai, joga a faísca no chão… Todo ano é incêndio na lavoura. Já perdi muito gado queimado. É um prejuízo enorme. Esse ano fui obrigado a comprar um grupo de gerador pela falta de energia”, comenta o produtor Jorge Schinoca.
O Sindicato Rural de Jaciara está na produção de um levantamento para apurar o número exato de incêndios no campo, ocasionados pela falta de reparos e limpeza na rede elétrica do município.
A produção do Canal Rural Mato Grosso entrou em contato com a Energisa para entender as questões que preocupam, a cada dia, os produtores da região.
Segue nota na íntegra:
A Energisa agradece o contato e informa que irá enviar uma equipe ao local para entender e traçar um planejamento para atender a demanda do cliente.
A empresa reforça que tem seguido um cronograma de obras e manutenções no sistema elétrico de todo o estado, com objetivo de melhorar a qualidade dos serviços, garantir a confiabilidade e oferecer uma energia segura e contínua para todos os consumidores.