- Advertisement -
O plantio de trigo atinge 88% da área no Rio Grande do Sul. Segundo a Emater/RS, na semana passada, eram 82%. Em igual momento do ano passado, 87%. A média dos últimos cinco anos para o período é de 91%. A área cultivada na safra 2023 está estimada em 1.505.704 hectares, e a produtividade prevista é de 3.021 kg/ha.
A cultura encontra-se em fase de implantação. A semeadura ocorreu de maneira contínua no período de 03 a 06/07, aproveitando o menor teor de umidade no solo e antecipando as chuvas previstas para o dia 07/07, de modo a proporcionar condições favoráveis à germinação das sementes.
As lavouras continuam apresentando excelente germinação, emergência uniforme e rápido estabelecimento inicial. Contudo, devido à ocorrência de temperaturas mais elevadas do que o usual para o período, as plantas de trigo seguem em crescimento acelerado, caracterizado por folhas e colmos mais finos, o que tem ocasionado casos pontuais de tombamento de plantas nos locais onde houve sobreposição na semeadura.
- Advertisement -
Em relação à fitossanidade, é possível observar, em razão das temperaturas mais elevadas, da nebulosidade, de alta umidade relativa e dos longos períodos de orvalho nas folhas, o início da incidência de doenças foliares nas lavouras que se encontram em estágio de perfilhamento, particularmente em áreas onde houve repetição do cultivo de trigo.