- Advertisement -
Uma comitiva de investidores chineses visitou na tarde desta quinta-feira (17), a sede da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), em Barreiras (BA). O objetivo da presença dos empresÔrios no oeste do estado é conhecer a agricultura em grande escala e as prÔticas sustentÔveis utilizadas.
A equipe foi recepcionada pelo presidente da Aiba, Odacil Ranzi, o diretor financeiro, Hélio Hopp e o gerente de sustentabilidade, Enéas Porto, que na oportunidade, apresentaram aos visitantes as ações institucionais da associação, com destaque para projetos desenvolvidos na Ôrea de sustentabilidade.
Dentre os investidores estĆ£o Zen Song Zhen, da ITG, um centro tĆŖxtil que comercializa algodĆ£o com o Brasil e Ronald Chen, gerente internacional da Creat Chem, uma empresa da Ć”rea de defensivos quĆmicos, acompanhados do consultor Jones Yasuda.
- Advertisement -
De acordo com Enéas Porto, a presença dos investidores chineses no oeste, demonstra o potencial produtivo da região, que vem sendo ampliado por meio do trabalho dos produtores rurais da região junto às associações locais.
āEssa Ć© uma oportunidade de demonstrar que nos tornamos uma das regiƵes mais produtivas do mundo, mantendo ainda a sustentabilidade socioambiental na atividade agrĆcolaā, -EnĆ©as Porto, gerente de sustentabilidade da Aiba
Região em foco
No inĆcio de julho, representantes daĀ Ćndia, PaquistĆ£o, MalĆ”sia, Bangladesh, Turquia, China e VietnĆ£,Ā os sete mercados que estĆ£o entre os dez maiores importadores globais de algodĆ£o tambĆ©m estiveram na regiĆ£o oeste.
- Advertisement -
A visita aconteceu em um evento promovido pela Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa). Na ocasião, os empresÔrios, visitaram os principais produtores de algodão da região e conheceram o cotidiano das fazendas e unidades de beneficiamento de algodão, bem como as iniciativas para garantir a qualidade da pluma nacional.