O Paraná reafirmou sua liderança nas exportações de carne de frango no 1º semestre de 2023 e estabeleceu um novo recorde ao vender cerca de 1,073 milhão de toneladas para o exterior. O estado aumentou em 12% o volume dos embarques da proteína comparado ao mesmo período do ano passado.
Essa marca representa 41% das transações brasileiras do produto globalmente. O Paraná também ultrapassou pela primeira vez o valor de 1 milhão de toneladas exportadas nos seis meses iniciais de um ano. Os dados foram obtidos por meio de um estudo realizado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES), com base em informações da balança comercial brasileira fornecidas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
A conquista reforça o domínio do Paraná no mercado de exportação de carne de frango, que superou em quase o dobro o total de embarques da proteína do segundo colocado, Santa Catarina. O estado vizinho registrou 545,5 mil toneladas, com um aumento de 7,44%.