- Advertisement -
Uma das formas de se garantir uma aposentadoria é fazendo o pagamento regular das contribuições ao INSS. No entanto, para aqueles que não conseguem comprovar tempo de contribuição, o Instituto Nacional do Seguro Social criou uma modalidade especial. Conheça agora essa nova modalidade de aposentadoria destinada a idosos com mais de 60 anos.
Aposentadoria para quem nunca contribuiu com o INSS
Muitas pessoas confundem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) com uma aposentadoria, mas na verdade, ele é um benefício assistencial. Enquanto a aposentadoria tradicional oferece o 13º salário e pensão por morte aos dependentes, o BPC não inclui essas vantagens.
O BPC é voltado para pessoas com deficiência e idosos acima de 65 anos que não possuem condições financeiras para se sustentar. Para receber o benefício, é preciso ter uma renda per capita de 25% do salário mínimo, o que equivale a R$ 353, além de cumprir outros requisitos estabelecidos pelo INSS. O valor do benefício atualmente é de um salário mínimo, ou seja, R$ 1.412.
- Advertisement -
Benefícios para idosos
É importante entender as diferenças entre o BPC e a aposentadoria tradicional. Confira abaixo:
- O BPC é um benefício assistencial, enquanto a aposentadoria é um direito previdenciário.
- O BPC não paga 13º salário e não deixa pensão por morte para dependentes.
- O valor do BPC é de um salário mínimo, já a aposentadoria varia conforme o tempo de contribuição.
Como receber o BPC?
Para solicitar o benefício do BPC, é necessário primeiro se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico) em uma unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). É preciso levar documentos como CPF, título de eleitor e um documento com foto de cada membro da família.
Após a inscrição no CadÚnico, basta acessar o Meu INSS ou ligar para a Central 135, de forma gratuita, para fazer a solicitação do benefício. É importante manter as informações atualizadas no CadÚnico, pois ele tem uma validade de dois anos.