- Advertisement -
Perseverança, continuidade dia após dia e união da família. Essas são algumas fórmulas do segredo de sucesso para o crescimento da produção agrícola brasileira, que a cada ano registra novos recordes, de acordo com produtores rurais.
No oitavo programa especial desta temporada do projeto Mais Milho, o apresentador Glauber Silveira foi até Maracaju, em Mato Grosso do Sul, para conhecer a fazenda Rio Branco, da família do agricultor Agostinho Ludwig. Na conversa com o produtor e com o genro dele, Daniel Lieberknecht, fica claro como a boa negociação da produção que sai do campo e o comprometimento familiar são essenciais para o sucesso da atividade.
A propriedade conta com cerca de nove mil hectares destinados para a produção de soja e milho. A família também planta braquiária com milho, para a reciclagem de nutrientes e fazer matéria orgânica, e começa a se arriscar no sorgo.
- Advertisement -
“Essa força. Essa união fez isso. E fé em Deus e confiança no trabalho”, comenta Agostinho.
Clima é o maior desafio
Conforme Daniel, a cada ano a produtividade na fazenda Rio Branco apresenta crescimento. Nos últimos dois anos, revela ele, a produtividade da soja na média geral ficou acima de 70 sacas por hectare, enquanto nas primeiras áreas de milho média acima de 120 sacas.
“O clima hoje é o limitante. Esse ano foi complicado. O plantio em nossa região se estendeu demais. Ficou tarde pelo excesso de chuva na colheita [da soja] e nós aqui temos o risco de geada”, comenta Daniel.
- Advertisement -
Agostinho e Daniel comenta que diante das incertezas com o clima negociaram cerca de 70% da produção de milho 2022/23 apenas. Daniel frisa que o receio em travar mais as vendas foi decorrente as frustrações tidas há duas safras devido ao clima ter afetado a produtividade.
Visão ampla dos negócios
Para Agostinho é preciso ter visão ampla dos negócios. “Tem que ter sangue de empreendedorismo, coragem e certeza. Tem que ter autoconfiança”.
Daniel lembra que o lema de Agostinho é “Pedra que rola não cria limo”. “Então você tem que parar o que está fazendo. Continuar fazendo que você vai melhorando, graduando, aprendendo com o lugar que vai dar certo. Você tem que criar limo. Você tem que ficar no lugar e aprender com ele”.