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A multinacional norte-americana Mondelez está à procura de novas estratégias para aumentar o mix de market share e vendas no Brasil. A companhia, que é responsável por marcas como Lacta, Bis, Oreo e Trident, anunciou há menos de dois meses que investirá R$ 1 bilhão no próximo ano para expandir sua fábrica e promete não parar por aí.
A divisão de chocolates da empresa, que hoje representa 50% das vendas, também está apostando em mudanças menos onerosas, que já estão trazendo resultados financeiros importantes. Fabíola Menezes, diretora de marketing de chocolates da Mondelēz Brasil, conta que a ideia de reposicionar o tamanho dos chocolates no mercado, que saiu do papel com Lacta, se mostrou acertada.
“Nós fizemos um estudo para entender como, com quem e em qual momento os nossos clientes estavam consumindo seu chocolate. Desta forma, foi possível entender que fracionar o chocolate em tamanhos diferentes dos que eram vendidos poderia ser uma boa estratégia para atingir o público que desejamos”, afirma Menezes.
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A empresa criou tamanhos para diversas ocasiões e personalidades, como o momento que o consumidor quer ter apenas um gostinho do chocolate, com a barra de 34 gramas, ou a porção de 80 gramas, que pode ser dividida, e ainda a barra de 165 gramas, que é feita para compartilhar em mais pessoas.
Com a estratégia, que foi lançada ao mercado em outubro de 2022, a marca viu crescimento de 17% nas vendas do primeiro trimestre de 2023. “A estratégia visa a necessidade do consumidor, tanto em tamanho quanto em preço e isso tem agradado o mercado”, diz Menezes.
De acordo com a executiva, após testar com o Lacta, o Bis é o próximo na mira do posicionamento. Porém, ela afirma que a estratégia é fazer o mesmo com todos os produtos da marca, aos poucos. “A partir de agora, a marca sempre vai se desenvolver pensando no mercado que ela quer atingir, isso inclui tamanho, sabor e diversas outras vertentes. Porém, é preciso entender qual é a maturidade do produto que estamos colocando nas prateleiras e se ele já consegue ser oferecido desta forma. Então, o processo deve ser feito com calma”, complementa.
Pensando nos canais de vendas, a executiva afirma que o foco da empresa é no “figital”, modelo que mistura as vendas físicas com online. “Hoje, o consumo digital representa 10% das nossas vendas, mas acreditamos que nos próximos anos esse percentual deve crescer bastante, ainda mais pensando em um mix de compra online e retirada em pontos físicos”, explica Menezes.
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A divisão de chocolates cresce em torno de 20% ano a ano no Brasil. No mundo, a Mondelēz atingiu uma receita líquida de US$ 31,5 bilhões em 2022.