- Advertisement -
Após um processo que incluiu a revisão de certificados e auditorias in loco, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou a conquista de mais dois mercados para a comercialização da proteína animal brasileira. Carnes bovinas e suínas já podem ser exportadas para a República Dominicana.
O país é a segunda maior economia da América Central e Caribe. De acordo com o Mapa, o mercado é de cerca de 120 mil toneladas de importação anual.
“Esta é uma das maiores aberturas de mercado para a carne suína brasileira da última década. Uma relação comercial importante para o Brasil porque gera mais oportunidades aos trabalhadores do nosso agro, da agroindústria e do comércio dos municípios produtores. É um ciclo virtuoso e é por isso que o presidente Lula e o Mapa vem trabalhando com afinco no fortalecimento das relações internacionais”, explicou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
- Advertisement -
Em março, Fávaro se reuniu com a embaixadora da República Dominicana no Brasil, Patrícia Villegas de Jorge, para tratar sobre o tema. Desde então, as negociações avançaram até a conclusão do processo de abertura dos mercados nesta semana.
Com a abertura dos mercados de carne suína e bovina para o país, pelo menos sete estabelecimentos brasileiros já estão habilitados a realizar as exportações dos produtos e outros ainda estão sob análise.
Ao todo, desde o início de 2023, os produtos agropecuários brasileiros, com uma pauta de diversificação das exportações, já conquistaram a abertura de 29 mercados nas Américas, Ásia, África e Oceania.