- Advertisement -
A JBS e suas cadeias produtivas desempenham um papel de destaque na economia brasileira, de acordo com um estudo conduzido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Segundo o estudo, a JBS e as cadeias produtivas ligadas a ela no Brasil movimentaram, em 2021, o equivalente a 2,10% do Produto Interno Bruto (PIB) e contribuíram para a geração de 2,73% dos empregos do país.
Os pesquisadores consideraram o efeito inicial (a partir das próprias unidades da JBS), o efeito direto (relacionamento com fornecedores diretos de insumos), o efeito indireto (impactos ao longo de toda a cadeia de suprimentos) e o efeito renda (indução da atividade econômica).
- Advertisement -
A análise abrangeu 67 setores, 127 produtos, em mais de 130 municípios.
A JBS emprega atualmente 145 mil funcionários no Brasil, tendo um alcance de influência que atinge 2,9 milhões de pessoas.
“Para nós, que como empresa completamos 70 anos agora em 2023, esse estudo é de extrema importância, pela evidência que ele apresenta de como a indústria de alimentos é positiva para o país. Gera muitos empregos diretos e indiretos, além de ter uma cadeia longa de fornecedores e clientes, estimulando uma grande porção da economia”, afirma Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS.
- Advertisement -
Exemplo de impacto
A unidade da JBS de Barra do Garças, em Mato Grosso, gerou, para cada 100 empregos, outros 597 empregos entre fornecedores, 227 no estado e 370 em outras partes do Brasil, segundo a Fipe.
De acordo com a empresa, o impacto indireto é evidente ao longo de toda a cadeia de suprimentos, gerando mais 1.175 postos de trabalho, sendo 319 em Mato Grosso e 856 nos demais estados do país.
“Na fase subsequente, o efeito na renda, ao impulsionar a atividade econômica, acrescenta mais 451 posições, com 83 em Mato Grosso e 368 em outras partes do país”, explica. Isso totaliza 2.323 empregos a partir de 100 vagas em Barra do Garças.
- Advertisement -
No mundo, a JBS possui 260 mil colaboradores dedicados à produção de produtos derivados de aves, suínos, bovinos, ovinos e alternativas à base de vegetais.
Friboi, Seara, Swift e Doriana são algumas das marcas da JBS no Brasil, que ainda tem grandes operações próprias nos Estados Unidos e na Austrália.
A empresa também investe em áreas correlatas, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções de gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transporte.