- Advertisement -
O Japão, maior importador de carne de frango de Santa Catarina, retirou a suspensão sobre a importação da proteína anunciada em 17 de julho após a confirmação de um caso no estado de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1). A informação foi publicada pelo governo estadual na noite de quinta-feira (18), um mês após a medida.
Segundo estado, em nota, conforme as normas sanitárias japonesas, após análise em até 28 dias, não sendo encontrada nenhuma irregularidade, o embargo é suspenso. Ainda assim, a retomada das vendas não é automática e depende do aval do Japão.
Em 2022, as exportações de frango, ovos e seus subprodutos para o país asiático renderam a Santa Catarina cerca de US$ 310,8 milhões. O valor equivale a 14,75% da receita total das exportações desses produtos.
- Advertisement -
Com o anúncio da suspensão em julho, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o governo de Santa Catarina iniciaram um trabalho com autoridades japoneses para discutir o caso.
Segundo o governo brasileiro, o caso identificado em Maracajá, no Sul catarinense, não compromete o status do Brasil como país livre de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em função do estado não registrar nenhuma infecção em animais destinados à importação, apenas aves silvestres e de fundo de quintal.