- Advertisement -
O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, inverteu o sinal negativo visto pela manhã e opera em alta nesta quinta-feira (3), após a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil de iniciar um corte na Selic, taxa básica de juros, que caiu de 13,75% para 13,25% ao ano.
Às 13h36, o índice subia 0,36%, aos 121.299 pontos.
No dia anterior, o índice fechou em baixa de 0,32%, aos 120,859 pontos. Com o resultado de hoje, passou a acumular:
- Advertisement -
- alta de 0,56% na semana;
- queda de 0,89% no mês;
- ganhos de 10,14% no ano.
O que está mexendo com os mercados?
O principal destaque no cenário interno é a nova taxa Selic, de 13,25% ao ano, após o Copom reduzir os juros em 0,5 ponto percentual em uma decisão que não foi unânime, de 5 contra 4.
O comunicado que a instituição solta depois da reunião revela que o comitê vislumbra a possibilidade de promover uma nova queda de mesma magnitude, em seu próximo encontro, que ocorre no fim de setembro.
- Advertisement -
Um corte na taxa de juros já era esperado e especialistas comentam que já havia sido precificado pelo mercado. Com isso, o pregão é positivo para os ativos de risco brasileiro, porque juros menores favorecem outros produtos financeiros para além da renda fixa.
Além disso, o cenário externo não anda tão otimista nas últimas semanas e alguns especialistas consideram que uma recessão econômica possa vir pela frente.
Nos Estados Unidos, por exemplo, a agência de classificação de risco Fitch reduziu a nota de crédito do país – que é considerado o mais seguro do mundo -, gerando um mau humor generalizado pelos mercados em nível global.
- Advertisement -
No país norte-americano, aliás, os olhos estão voltados hoje e amanhã para a divulgação de dados de emprego, que podem sinalizar como anda a economia.