- Advertisement -
O Ibovespa opera em queda nesta terça-feira (11), com recuo de 1,33%, aos 116.327 pontos, por volta das 12h00. No mesmo horário, o dólar era negociado em leve queda de 0,04% frente ao real, a R$ 4,89.
O mercado acompanha os dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do mês de junho, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), que registrou uma queda de 0,08% no período. Foi o primeiro IPCA negativo desde a medição de setembro de 2022, quando marcou 0,29%.
Apesar disso, o resultado ficou levemente abaixo das expectativas, que calculavam uma queda de 0,1% no índice. Com isso, o dado não endossa um alívio monetário mais forte em agosto.
- Advertisement -
Além disso, chamou a atenção dos investidores a alta de 0,62% na inflação de serviços, após variação negativa de 0,06% em maio.
O resultado do setor de serviços ajudava a explicar as quedas na bolsa brasileira, segundo o estrategista-chefe da Acqua Vero, Antonio van Moorsel, uma vez que se trata de uma métrica bastante acompanhada pelo Banco Central.
A estrategista de inflação da Warren Rena, Andréa Angelo, explica que esse comportamento no setor de serviços pode reforçar os argumentos da ala mais cautelosa do Copom, na linha de um corte inicial de 0,25 ponto percentual em agosto
- Advertisement -
Nos mercados globais, os investidores operam em compasso de espera pelo Índice de Preços ao Consumidor (CPI) dos Estados Unidos (EUA) e pelo Índice de Preços ao Produtor (PPI) do país, que serão divulgados nesta quarta-feira (11).
O resultado dos indicadores será um importante sinalizador para o futuro dos juros americanos, calibrando as apostas dos investidores para a próxima reunião do Federal Reserve (Fed).
Enquanto isso, o pregão na China fechou no campo positivo, com os dados de vendas de automóveis em junho permanecendo sólidos. O governo do país também estendeu seu suporte ao setor imobiliário, alimentando as esperanças de uma nova rodada de afrouxamento monetário.
- Advertisement -
O movimento acontece após os dados de inflação ao produtor caírem em seu ritmo mais rápido em mais de sete anos na véspera, enquanto os preços ao consumidor arrefeceram até ficarem à beira da deflação no país.