- Advertisement -
Em julho deste ano, Victor Paulo Silva Miranda assumiu a presidência da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).
Em entrevista ao Canal Rural, Victor Miranda falou sobre prioridades e desafios para o biênio 2023-2025.
Vitor, quais os principais objetivos da sua gestão. Será uma continuidade dos projetos existentes ou há planos de introduzir mudanças?
- Advertisement -
Victor Miranda: Além de dar continuidade aos projetos em andamento na Associação, planejamos intensificar ainda mais as atividades que já vinham sendo desenvolvidas. Nosso principal foco é promover a integração dos criadores da raça nelore, abrangendo não apenas o segmento de competições, mas toda a cadeia produtiva de carne. Representamos mais de 80% da produção de carne do Brasil. Nossa missão é unificar os criadores para proporcionar a adoção de tecnologias e informações que resultem em produtos de alta qualidade, visando aumentar as exportações e atender de maneira mais eficiente o mercado interno.
Este ano tem sido marcado por desafios significativos, especialmente para a cadeia produtiva, devido à queda nos preços da arroba e nas exportações. Como está a situação atual para os criadores de nelore?
Victor Miranda: A tecnologia é primordial, e investir em qualidade é essencial. O uso da melhor genética disponível no Brasil, por meio de técnicas como inseminação artificial e transferência de embriões, é acessível a todos os produtores. Acredito que o mercado chinês está se normalizando gradualmente. Atualmente, exportamos para mais de 100 países. O Brasil já é o maior exportador de carne bovina e, nos próximos cinco anos, se consolidará como o maior produtor. A palavra-chave é qualidade. Os pecuaristas que investirem na melhoria do rebanho, produzindo bezerros precoces e de alta qualidade para abastecer confinamentos e garantir carne de qualidade, estarão na vanguarda.
- Advertisement -
Quanto ao desenvolvimento genético, fundamental para alcançar essa qualidade, quais são os programas oferecidos pela Associação aos produtores?
PUBLICIDADE
Victor Miranda: Estamos engajados em competições por todo o Brasil, exibindo animais nelore ideais, precoces, de peso substancial, com marmoreio na carne e cobertura de gordura adequada. Realizamos competições de Nelore de qualidade, em que selecionamos o melhor de cada produtor regional para ser abatido, promovendo uma competição saudável nos frigoríficos. Essa abordagem realça a qualidade dos pecuaristas e fortalece a raça, impulsionando as exportações. Expansão contínua das etapas das competições e abates de nelore de qualidade, inclusive em países como Paraguai e Chile, com planos de alcançar o Uruguai, demonstra nossa busca por tornar a raça nelore proeminente no Mercosul.