Agora, mais do que nunca, os consumidores estão buscando por alimentos saudáveis não apenas para a sua saúde, mas também para a saúde do planeta. Entregas mais sustentáveis na produção ocorrem em todas as cadeias do agro e com várias propostas. Mas a indústria da carne bovina é uma das mais desafiadas. São várias as propostas, indo da criação a pasto a sistemas integrados, como ocorre com a ILPF (integração lavoura-pecuária-floresta, no Brasil).
Nos EUA, onde o sistema de criação de gado confinado é o mais comum, os produtores estão olhando justamente para esse ingrediente: o pasto como ator principal da dieta dos bovinos.
Um desses produtores que buscam alternativas nos EUA é a Verde Farms, projeto pioneiro como fornecedora de carne orgânica, com animais 100% alimentados com capim e criados a pasto. Atualmente, a Verde Farms fornece cerca de 7,2 toneladas, por ano, por meio de uma linha de corte de carne, entre eles bifes, carne moída e hambúrgueres.
Desde 2005, a Verde Farms investe em carne bovina de gado que pasteja livremente o ano todo, e nunca é tratado com antibióticos ou adição de hormônios (lembrando que nos EUA os hormônios são aceitos, mas no Brasil são proibidos). A sede da Verde Farms, localizada em Woburn, no estado de Massachusetts, comanda uma rede global de pecuaristas familiares com suas criações próximas ao paralelo 32 graus de latitude (predominantemente como ocorre com as criações no Uruguai e da Austrália, em clima temperado) que atendem a altos padrões de qualidade de carne. Além disso, a Verde Farms processa seus produtos premium em sua unidade com certificação USDA Organic e Nível 2 SQF, localizada em Pedricktown, New Jersey, a cerca de 300 km de sua sede.