O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,9% no primeiro trimestre de 2023. O destaque ficou com a agropecuária. A expansão dos setores fechou em 21,6%. Assim, o impulso dado pelo agronegócio fez a economia brasileira fechar com o quarto melhor resultado do planeta.
De acordo com o instituto Pensar Agro, órgão focado no agronegócio do país, o crescimento da economia brasileira ficou abaixo apenas do de China (2,2%), Polônia (3,8%) e Hong Kong (5,3%). A comparação leva em consideração os países com mais destaque no cenário econômico mundial.
“O Brasil superou países como Estados Unidos (1,3%), México (1%), Canadá (0,8%) e Alemanha (-0,3%)”, informa o Pensar Agro. “Esses dados foram divulgados pela Austin Rating e abrangem um total de 49 nações.”
O agronegócio e a economia brasileira
Os dados sobre o crescimento do PIB do país são do Instituto Brasileiro Geografia e Estatística (IBGE). O órgão divulgou as informações em 1º de junho.
Segundo o IBGE, o desempenho dos produtores rurais foi o melhor para um trimestre desde o fim de 1996. Um dos fatores para a o impulso é a safra recorde de grãos, estimada em cerca de 300 milhões de toneladas. A agricultura nacional se consolidou como uma das maiores fornecedoras globais de soja e milho, os grãos mais utilizados pela indústria e por criadores de animais.