A produtividade dos canaviais da região Centro-Sul do Brasil subiu, em média, 19% no acumulado da safra 2023/24 (abril a junho), em comparação com igual período de 2022. De acordo com o boletim “De Olho na Safra”, divulgado pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), a média aumentou de 75,2 toneladas por hectare, no acumulado da safra 2022/23, para 91,6 toneladas por hectare na temporada atual.
O CTC afirma que a melhora na produtividade pode ser atribuída aos canaviais mais jovens na área colhida. “Cerca de 60% de todo o canavial colhido até o momento no Centro-Sul foram canaviais de primeiro a terceiro corte”, afirmou o centro de tecnologia. O clima favorável para o desenvolvimento da cultura também contribuiu para o resultado.
No consolidado do mês de junho, a produtividade dos canaviais no Centro-Sul do País passou de 76,2 toneladas por hectare para 90,8 toneladas por hectare, alta de 19,2%. A qualidade da matéria-prima colhida no mês de junho foi superior em praticamente todas as regiões, com exceção das regiões de São Carlos, Piracicaba, em São Paulo, e do Estado de Goiás.
No acumulado dos três meses de safra o resultado é bastante similar. A qualidade da matéria-prima aumentou em praticamente todos os Estados (de 124,1 quilos de ATR por tonelada em 2022/23 para 125,8 quilos de ATR por tonelada nesta safra).