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O apagão que afetou praticamente todo o Brasil na última terça-feira (15) provocou queda de 4,8% do faturamento do Varejo, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).
Os dados mostram que o blecaute, que atingiu todas as unidades da federação, com exceção de Roraima, teve maior impacto nos comércios das regiões Norte e Nordeste.
A análise considerou o intervalo entre 8h30 e 15h, período afetado pela falta de energia, e comparou com o mesmo horário do dia 16 de agosto de 2022, também uma terça-feira. Ao considerar todo o dia 15, a queda observada foi de 1,9%.
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No Pará, o faturamento do varejo encolheu 45,3%; no Maranhão, 40,8%. Na Bahia e no Ceará, as quedas nas vendas foram de 29,5% e 29,3%, respectivamente.
Levando-se em conta todo o dia 15, o Varejo sofreu baixa de 47,8% no Pará, 21,1% no Ceará, 12,9% no Maranhão e 10,6% na Bahia.
No Amazonas, o faturamento cresceu 6,5% no dia, mas caiu 3,9% durante o horário do apagão.
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Já na região Sudeste, o impacto foi menor. Em São Paulo a retração das vendas foi de 2,8% — entre 8h30 e 15h — e 1,9% ao longo do dia.
No Rio de Janeiro, o setor registrou queda de 0,5% no período de falta de energia, e 0,6% durante o dia.
“A diferença de performance entre os estados está diretamente associada ao tempo sem abastecimento de energia. Por isso, vemos os comércios de unidades da federação do Norte e Nordeste com resultados mais negativos, enquanto as vendas em estados do Sul e Sudeste, por exemplo, sofreram menos o impacto do apagão”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Produtos e Tecnologia da Cielo.