A safra de trigo apresenta um cenário promissor nos municípios que compõem o núcleo regional de Ivaiporã do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Paraná. Segundo o engenheiro agrônomo, Sergio Empinotti, em entrevista exclusiva à Agência SAFRAS, foram semeados 68 mil hectares, ante 55 mil hectares do ano anterior.
“Com o incremento da área plantada também se espera que a produção alcance números elevados”, afirma. As lavouras se dividem entre as fases de frutificação (70%) e maturação (30%).
A colheita está prevista para começar no início de setembro. A prioridade de ceifa é dada ao cereal em vez do milho safrinha, devido ao receio de que chuvas excessivas possam prejudicar o cultivo, afetando a qualidade, diz o engenheiro.
De acordo com Empinotti, o rendimento deve superar a projeção inicial de 3,5 toneladas por hectare. Ele relata que ocorreram poucas precipitações nos últimos dias, porém, o volume tem sido suficiente para manter a umidade do solo.
“Apesar das condições favoráveis, os produtores estão atentos e com expectativas de que os preços internacionais do trigo aumentem, o que pode resultar em boas oportunidades de exportação e retorno financeiro”, completa.