- Advertisement -
Em janeiro, 88,2% dos 372 reajustes salariais analisados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) alcançaram ganhos acima da inflação, na comparação com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que calcula o custo de vida dos consumidores. Esta foi a segunda marca mais alta observada nos últimos 12 meses, ficando atrás apenas de abril de 2020, quando o governo implementou o auxílio emergencial devido à pandemia.
Crescimento dos salários acima da inflação
O estudo demonstrou que, apesar da crise econômica causada pela pandemia, muitos trabalhadores conseguiram obter aumentos salariais reais, ou seja, acima da inflação. Isso indica uma recuperação gradual da economia e uma retomada da valorização do trabalho.
Entre os setores que tiveram os melhores resultados estão o bancário, a indústria química e a metalúrgica. Esses setores, apesar de terem sido impactados pela crise, conseguiram se manter estáveis e até mesmo aumentar seus resultados durante esse período.
- Advertisement -
“Os ajustes salariais acima da inflação refletem a melhora gradual do cenário econômico, mostrando que algumas empresas estão conseguindo se recuperar e até mesmo crescer em meio à crise”, afirmou um economista.
Economista
Além disso, a pesquisa também revelou que as empresas apresentaram uma queda na taxa de demissões e um aumento na contratação de novos funcionários. Isso indica maior estabilidade no mercado de trabalho e uma recuperação do emprego.
Esse cenário é positivo tanto para os trabalhadores, que conseguem aumentos reais nos salários, quanto para as empresas, que demonstram resiliência e capacidade de adaptação nesse período desafiador.