- Advertisement -
Quando o norte-americano Darren Angle negociava sua contratação pela startup de biotecnologia Prism Analytic Technologies em maio deste ano, “chefe de IA” ainda não existia como um cargo. “Na época, ainda estávamos tentando criar um título para a minha posição”, diz Angle, um engenheiro de software que já havia trabalhado com inteligência artificial na Shopify e agora, era “chefe de IA” da startup, que cria modelos de linguagem de IA para farmacêuticas e pesquisadores.
Agora, há muito mais cargos e, também, títulos de trabalhos relacionados à IA. De acordo com os dados divulgados na semana passada pelo LinkedIn, o número de publicações de vagas de emprego na plataforma mencionando GPT ou ChatGPT aumentou 21 vezes desde novembro de 2022, quando a OpenAI lançou seu chatbot.
Veja as profissões que devem ser criadas pela inteligência artificial
“Vemos a mudança dos empregos acontecendo ainda mais rápido agora”, diz Karin Kimbrough, economista-chefe do LinkedIn. Os cargos que surgiram mais recentemente são diretor de IA, engenheiro de IA, chefe de IA, especialista em IA, consultor de IA e cientista de dados em IA. O número de empresas dos Estados Unidos com um chefe de IA quase triplicou nos últimos cinco anos, de acordo com o relatório.
- Advertisement -
O relatório do LinkedIn também descobriu que os usuários da plataforma estão adicionando duas vezes mais habilidades orientadas a IA a seus perfis do que antes – passando de 7,7% os sete meses que antecederam o lançamento do ChatGPT em novembro do ano passado para 13% nos sete meses seguintes. Esse é um sinal de que os que buscam emprego veem as oportunidades de IA aumentando. Algumas dessas habilidades são o processamento de linguagem natural, a classificação ou a capacidade de responder com eficiência a perguntas feitas por IAs.
Aumento de vagas relacionadas à IA para além do LinkedIn
Outros anunciantes de vagas também estão vendo um boom de empregos que envolvem a IA. Em 11 de agosto, o Indeed tinha 529 oportunidades de empregos relacionados à IA a cada um milhão de publicações de vagas no site. Esta é a maior porcentagem até agora, acima dos 104 por milhão de vagas em 30 de novembro de 2022.