- Advertisement -
Por meio de comunicado, a Aurora Coop manifestou preocupação sobre a situação em que vive a cadeia produtiva do leite no Brasil. De acordo com a cooperativa central, que tem mais de 76 mil famílias rurais em sua base produtiva, o preço do leite no mercado mundial caiu e o real teve uma relativa valorização frente ao dólar, cenário que estimulou as importações.
Apesar de considerar um cenário positivo para o consumidor, a Aurora ponderou, dizendo que isso “pode levar à desorganização e inviabilidade da cadeia produtiva e a consequente expulsão dos pequenos produtores”. Segundo informe, o Brasil triplicou as importações de lácteos do Mercosul e esse aumento “gerou pânico no setor lácteo brasileiro em razão dos impactos na competividade”.
A cooperativa afirmou que os custos de produção elevados e maior carga tributária fazem o leite produzido no Brasil custar mais ao produtor e, por consequência, ao consumidor – quando comparado ao importado. Conforme a Aurora, a presença de leite importado no mercado interno provocou queda geral de preços e está “aniquilando a rentabilidade dos criadores de gado leiteiro e também das indústrias de captação, processamento e industrialização de leite”.
- Advertisement -
Além de reprovar a política de importação como tem sido feita, a Aurora Coop disse que há relatos de produtores de Santa Catarina que estão abandonando a atividade em consequência dessa situação.