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Com o resultado, primeiro semestre terminou com 998,6 mil veículos emplacados, volume 8,8% superior ao dos seis primeiros meses do ano passado.
No embalo dos descontos de R$ 2 mil a R$ 8 mil patrocinados pelo governo, as vendas de veículos novos terminaram o mês passado com crescimento de 6,4% frente a igual período de 2022. No total, 189,5 mil unidades foram vendidas em junho, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.
Na comparação com maio, as vendas subiram 7,4%, com o ritmo diário batendo a marca de 9 mil veículos pela primeira vez neste ano. O anúncio dos descontos nos preços de automóveis que custam até R$ 120 mil provocou corrida de consumidores às concessionárias, dada a tendência de esgotamento rápido dos bônus autorizados pelo governo.
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Porém, a espera das locadoras pela liberação dos descontos nas compras de empresas, que só ocorreu no último dia do mês, limitou o resultado mensal, uma vez que o setor vem respondendo por três em cada dez carros vendidos no País.
As montadoras, que já tinham reforçado os estoques para atender o aguardado aquecimento das vendas, seguiram anunciando paradas de produção após o aviso de que os descontos durariam pouco tempo.
Com o resultado de junho, o primeiro semestre terminou com 998,6 mil veículos emplacados, volume 8,8% superior ao dos seis primeiros meses do ano passado, um período de vendas comprometidas pela falta de carros no mercado em razão da crise no fornecimento de componentes eletrônicos.
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Obtidos pelo Estadão/Broadcast com pessoas da indústria, os números estão sujeitos a pequenos ajustes nos balanços oficiais a serem apresentados nesta terça-feira pela Fenabrave, a entidade que representa as concessionárias, e na sexta-feira pela Anfavea, a associação das montadoras.