Conectando a Indústria Brasileira com o Mundo

  • Agro
  • Economia
  • Energia
  • Petróleo
  • Têxtil
  • Pecuária
  • Empreendedorismo
Aa
Rede Industria BrasilRede Industria Brasil
  • Empreendedorismo
  • Agro
  • Vagas de Emprego
  • Economia
  • Auxílios
Search
  • Home
  • Categories
    • Empreendedorismo
    • Agro
    • Vagas de Emprego
    • Economia
    • Auxílios
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Sitemap
banner
Create an Amazing Newspaper
Discover thousands of options, easy to customize layouts, one-click to import demo and much more.
Learn More

Stay Updated

Get the latest headlines, discounts for the military community, and guides to maximizing your benefits
Subscribe

Explore

  • Photo of The Day
  • Opinion
  • Today's Epaper
  • Trending News
  • Weekly Newsletter
  • Special Deals
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme Powered by WordPress

Ferrovia Norte-Sul tem obras concluídas após mais de 35 anos

Presidente participa da inauguração do terminal em Rio Verde (GO) da concessionária Rumo

15 de Junho, 2023 4 Min Leia
Share
- Advertisement -

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da inauguração, nesta sexta-feira (16), do terminal em Rio Verde (GO) da empresa Rumo, concessionária da Ferrovia Norte-Sul. O evento marca a conclusão das obras da ligação ferroviária que é considerada a espinha dorsal do sistema brasileiro de transporte sobre trilhos, pois conecta os portos de Itaqui, no Maranhão, ao de Santos, em São Paulo.

A construção começou ainda na segunda metade da década de 1980. Ao todo, a ferrovia completa tem 2.257 quilômetros (km) e atravessa quatro regiões.

“A conclusão permite que três estados com forte produção de commodities – como soja, milho e algodão – tenham saída para seus produtos pelo mar. Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais ganham competitividade no momento de exportar seus produtos, seja pelo litoral da região Sudeste ou pelo Norte do país. Como resultado prático, desenvolvimento e geração de emprego para todo o novo corredor logístico”, disse o governo federal, em nota.

- Advertisement -

O evento em Rio Verde está marcado para as 10h30, com a presença do presidente Lula, do ministro dos Transportes, Renan Filho, e representantes da empresa responsável pela entrega do terminal e de autoridades federais, estaduais e municipais.

Investimentos

Iniciada em 1986, a Ferrovia Norte Sul evoluiu pouco nas primeiras décadas e só ganhou impulso a partir de 2007, quando passou a receber investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no segundo mandato de Lula. Nessa época, o trecho de Açailândia (MA) a Porto Nacional (TO) foi concedido para operação pela VLI Logística.

Já a empresa Rumo passou a gerir o tramo centro-sul da ferrovia, entre Porto Nacional (TO) e Estrela D’Oeste (SP), em um trecho de 1.537 km. No interior de São Paulo, a ferrovia se conecta com a Malha Paulista, que vai até o litoral.

- Advertisement -

Nos últimos quatro anos, a Rumo construiu três novos terminais em São Simão (GO), Rio Verde (GO) e Iturama (MG). Segundo o governo, a empresa investiu R$ 4 bilhões em obras de infraestrutura, terminais e material rodante.

Além dos terminais, outras obras de infraestrutura foram necessárias para concluir a ferrovia, como a construção de quatro pontes entre Goiás, São Paulo e Minas Gerais, centenas de quilômetros de trilhos e inúmeros pátios, como o que faz a ligação entre as Malhas Central e Paulista na cidade de Estrela D’Oeste (SP).

Potencial da ferrovia

Apesar do modal ferroviário ter recebido investimentos ao longo das últimas décadas, que somam mais de R$ 141,9 bilhões, segundo a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), o segmento ainda representa cerca de 21,5% do transporte de carga no país, inferior a países continentais como Rússia (81%), Canadá (34%), Estados Unidos (27%) e Austrália (55%).

- Advertisement -

De acordo com a ANTF, em 2021 mais de 93% do minério de ferro exportado chegou aos portos brasileiros por trilhos. O modo ferroviário responde pelo transporte de mais de 49% dos granéis sólidos agrícolas exportados e, no caso do açúcar, esse índice é de quase 53%. No transporte de milho, a ferrovia escoa 58% da produção, e no complexo de soja (soja e farelo) as ferrovias transportaram mais de 46% do volume exportado.

Notícias Relacionadas:

  1. Preço da carne está caindo mais no campo do que ao consumidor; entenda
  2. Brasil registra queda de 19% nas exportações de café em 2023
  3. Setor precisa de “ações efetivas, não palavras vazias”, diz presidente da bancada do agro
  4. Resiliência e modernidade: a transformação digital no agro brasileiro
SOURCES: Canal Rural
Share This Article
Facebook Twitter Copy Link Print

Acorde com nossa popular reportagem matinal sobre as principais histórias industriais do dia

Mantenha-se atualizado

Receba as últimas manchetes, descontos para a comunidade do setor e guias para maximizar seus benefícios
Inscreva-se

Explore mais Tópicos

  • Agro
  • Petróleo
  • Pecuaria
  • Energia
  • Economia

Você também pode gostar

Família revoluciona atividade avícola com energia solar limpa

Agro

Preços do leite ao produtor continuam caindo no Brasil

Agro

Colheita de café atinge 87,28% na área de atuação, mostra Cooxupé

Agro

Mapa conversa com BB para alinhar parceria com Banco Mundial

Agro

Conectando a indústria brasileira com o mundo

Outros Links

  • Home
  • Quem somos
  • Contato
  • Política de Privacidade

Recursos

  • Empreendedorismo
  • Agro
  • Vagas de Emprego
  • Auxílios
  • Trabalho e Carreira

Mais Populares

Prefeito de São Paulo descontará salário de professores em greve.
Trabalhadores Resgatados em Condições Análogas à Escravidão em Goiás
Leite Adulterado: Empresários Recebem Penas por Vender Leite Impróprio

Fornecemos notícias diárias de defesa, informações sobre benefícios, recursos de emprego para veteranos e recursos para cônjuges e familiares.

Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?